terça-feira, 1 de maio de 2012

Coaching Amizade




"TODOS PROCURAM UM AMIGO E NINGUÉM PROCURA SER UM DELES."

ALPHONSE KARR
 
Perguntas poderosas:

1º Vemos para além das aparências?

2º Escutamos com sabedoria?

3º Como reagimos aos queixumes?

4º Somos autênticos?

5º Usamos a cordialidade com sabedoria?

Orientações:


A escolha de amigos que pensam como nós e que têm estilo de vida semelhante parece lógica. Mas essa opção torna-nos limitados, porque é preciso ter um cuidado especial com os juízos de valor que impedem de ver para além das aparências.

Escutar sem dar respostas ou conselhos não solicitados é um acto de respeito e inteligência. Não há nada mais íntimo do que a partilha de sentimentos, daí a importância de sermos merecedores e estar à altura desses momentos.

Há uma grande diferença entre o desabafo e o fazer-se de vítima. O desabafo de uma situação dolorosa alivia a tensão, enquanto a queixa é cansativa e medíocre porque não resolve nem apazigua a frustração.

A capacidade de ser verdadeiro, íntegro e espontâneo em conjunto com a aptidão de identificar e compartilhar sentimentos alheios conduz a um relacionamento efectivo.

A habilidade em expressar o gostar e a abertura em relação ao próximo são traduzidos em gestos muito simples que fazem a diferença. Olhar, sorrir, chamar pelo nome, prestar atenção, reconhecer o contributo, agradecer e elogiar.

Um coach ajuda a incrementar relacionamentos duradouros. O foco deve estar no que podemos oferecer aos outros, mais do que fazemos apenas para ficarmos de bem com os outros. É melhor ser preferido a ser escolhido por necessidade.


Contactos
Av. da República, nº 2503, 3º andar, sala 33, 4430-208 V.N.Gaia
Campo 25 de Abril, nº 282, 1º andar, sala 9, 4750-127 Barcelos
Tl.: 220 144 606 | Tlm.: 919 879 957