terça-feira, 1 de maio de 2012

Coaching Ocupacional (II)


"ISTO É QUE É APRENDER: REPENTINAMENTE VOCÊ COMPREENDE ALGO, QUE SOUBE DURANTE TODA A VIDA, DE UM MODO NOVO."
DORIS LESSING

Na SOLUÇÕES PLUS o coach ajuda a reacender a motivação no trabalho

O descontentamento contagia facilmente as outras vertentes da vida, conduzindo à frustração e dificultando o desenrolar dos relacionamentos e acções.

Perguntas poderosas:
1º Aspiramos à perfeição?
2º Sofremos de ansiedade persistente?
3º Porque nos sentimos desinteressados?
4º As nossas expectativas acabam frustradas?
5º Procuramos alternativas?

Orientações:

1º É necessário criar um equilíbrio entre as exigências do quotidiano e o perfeccionismo. Ser demasiado exigente consigo faz com que nunca existam situações perfeitas e pessoas ideais.

2º Uma coisa é o stress por se ter demasiado trabalho ou responsabilidade. Outra, bem diferente, é o stress causado pelo tempo que passa lentamente, devido ao aborrecimento e passividade.

 Existem vários motivos para se instalar o desinteresse, como a falta de liderança ou de comunicação. Quando se realiza um trabalho pouco satisfatório é natural que o descontentamento e a tristeza surjam, sendo muito difícil ver nele algo motivador.

 Nem sempre as expectativas em relação ao trabalho e aos colegas são realistas. Conhecer em profundidade o que nos rodeia faz com que não se alimentem falsas esperanças.

5º Passar os dias sem fazer nada, fingindo que se trabalha ou que se está muito ocupado, é tão esgotante como ter multitarefas. Analisar os motivos da insatisfação, identificando alternativas e tentando abranger áreas inexploradas anteriormente.


Contactos
Av. da República, nº 2503, 3º andar, sala 33, 4430-208 V.N.Gaia
Campo 25 de Abril, nº 282, 1º andar, sala 9, 4750-127 Barcelos
Tl.: 220 144 606 | Tlm.: 919 879 957